Investigação Policial Revela Atuação Questionável de Google e Telegram Contra PL das Fake News

Explore os detalhes da investigação conduzida pela Polícia Federal sobre a alegada prática de abuso de poder econômico e manipulação de dados durante a campanha do Google e Telegram contra o Projeto de Lei das Fake News.

A Polícia Federal cerrou uma investigação solicitada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a campanha do Google e do Telegram Brasil contra o Projeto de Lei das Fake News. A conclusão aponta para possível abuso de poder econômico, manipulação de informações e visibilidade contra a ordem consumerista.

A PGR foi acionada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que denunciou uma “campanha abusiva” por parte das empresas. A Câmara afirmou que as ações visavam resguardar interesses econômicos e utilizar métodos questionáveis.

Em maio de 2023, a PGR solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura do inquérito para investigar as empresas, alegando uma “distorção do debate sobre a regulação”. O ministro Alexandre de Moraes aceitou o pedido.

Os pesquisadores afirmam que as ações das empresas podem ser crimes contra a ordem consumerista, promovendo publicidade enganosa e abusiva. O delegado Fabio Fajngolde destaca que a atuação vai além de questões éticas comerciais, evidenciando abuso de poder econômico e manipulação de informações.


Leia também:

Alerta Marinho: Ondas Monumentais no Rio de Janeiro por Causa do Ciclone
Rio de Janeiro Registra Sensação Térmica de 54,8°C em Meio a Onda de Calor
Prevenção e Solução: Como a Desentupidora de Ralos no RJ Pode Manter seus Encanamentos em Ótimo Estado


A Google negou conduzir uma campanha difamatória e expressou não se opor à regulamentação dos serviços oferecidos pelos provedores de aplicações de internet. O Telegram alegou que sua publicação foi opinativa, buscando pontos controversos, alinhados ao direito de expressão e dever de informação.

Agora, a PGR analisará as orientações da PF para decidir os próximos passos, podendo incluir novas ações de investigação. O desdobramento continuará impactando o debate sobre a regulação e o combate às fake news. Fique atualizado conosco para mais informações.

Matéria retirada do site Além da Notícia.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Veja mais notícias do Rio de Janeiro