Rio de Janeiro Registra Sensação Térmica de 54,8°C em Meio a Onda de Calor

Rio de Janeiro enfrenta um calor escaldante com sensação térmica de 54,8°C, a terceira maior já registrada, enquanto o calor persiste no fim de semana.

Calor Extremo no Rio de Janeiro: Sensação Térmica de 54,8°C

Sensação de “Rachar” no Rio de Janeiro

No sábado, dia 11, o Rio de Janeiro experimentou um calor extremo com uma sensação térmica de 54,8 graus às 14h15, na Estação Santa Cruz, Zona Oeste. Isso marca a maior média registrada em 2020, superando o recorde anterior de 48,6 graus, registrado menos de 24 horas antes, na sexta-feira, dia 10.

Recordes de Calor na Cidade Maravilhosa

A temperatura máxima atingiu 40,2 graus em Guaratiba, enquanto a mínima foi de 24 graus, registrada às 3h45 na estação Alto da Boa Vista. A sensação térmica leva em conta vários fatores, incluindo a temperatura, a umidade do ar e a velocidade do vento.

Comparação com o Deserto do Saara

Para efeito de comparação, a média de temperatura no deserto do Saara é de 50 graus. A medição no Rio se aproxima do recorde histórico de 55 graus, registrado em Guaratiba em 21/12/2014. A cidade também já registrou uma sensação de 54,9 graus em 5 de fevereiro de 2015, de acordo com o Alerta Rio.

Possíveis Chuvas Isoladas

Apesar do calor escaldante, a previsão do tempo incluía a possibilidade de chuvas isoladas. Às 17h30, foram registradas chuvas fracas em Campo Grande, levando o Centro de Operações Rio a incluir a cidade em estágio de mobilização. Isso indica a possibilidade de pancadas de chuva nas próximas horas.

Previsão para o Domingo

No domingo, dia 12, o calor persiste, com máxima prevista de 37 graus e mínima de 23 graus. A cidade do Rio de Janeiro continua enfrentando um fim de semana com temperaturas elevadas.

Veja mais notícias do Rio de Janeiro