No final da semana passada, a Amazon Brasil deu início a uma iniciativa notável destinada a impactar positivamente as comunidades onde realiza operações. O foco principal dessa ação é a doação de 120 mil livros, que serão distribuídos pela Central Única das Favelas do Rio de Janeiro (CUFA).
Essa ação benéfica se desenrola em parceria com a CUFA, uma organização que tem uma presença significativa em comunidades carentes no Rio de Janeiro. A primeira onda de distribuição dos livros aconteceu na sede da CUFA, localizada sob o Viaduto Madureira.
Essa iniciativa é respaldada por dados concretos. A Amazon Brasil baseou sua ação social na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil,” realizada pelo Instituto Pró-Livros. O estudo revelou que a leitura contribuiu significativamente para o aumento da qualidade de vida das pessoas. Surpreendentemente, 73% dos entrevistados afirmaram ter lido mais durante a pandemia da COVID-19.
Em resposta a essa realidade, a gigante americana elegeu o acesso aos livros como uma maneira poderosa de impactar a longo prazo as regiões brasileiras onde opera. Juliana Sá, líder de impacto social das operações da Amazon Brasil, destacou a importância da iniciativa: “Acreditamos que essa é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão e transformação social.”
A distribuição dos 120 mil livros será uma tarefa realizada pela CUFA. Eles entregarão os títulos para líderes de 100 favelas. Estes líderes, por sua vez, serão responsáveis por levar os livros às mãos de crianças, jovens e adultos, disponibilizando-os em bibliotecas comunitárias, associações de moradores e projetos sociais. O conteúdo das obras doadas abrange desde romances cativantes até literatura infantil.
As favelas beneficiadas pela doação já estão cadastradas na base de dados da CUFA. Wellington Galdino, presidente da organização no Rio, ressalta a importância do trabalho da CUFA e a colaboração da Amazon: “Nosso trabalho é voltado para a transformação social nas favelas. E nada melhor do que uma colaboração voltada para a leitura e a cultura, acelerando essa mudança no território em que atuamos.”
Além da significativa ação social de doação de livros, a Amazon Brasil também lançou em seu site a loja especial “Apoie Pequenos Negócios.” Essa iniciativa visa apoiar pequenos empreendedores locais e promover seus produtos no ambiente online.