Zona Norte do Rio Ganha Novo Parque de Lazer e Cultura no Antigo Campus da Gama Filho

A Prefeitura do Rio recria área da antiga universidade Gama Filho em um vibrante parque público com atividades culturais e de lazer.

Início das Obras: Transformação do Campus da Gama Filho

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início a um emocionante projeto de renovação na Zona Norte da cidade, com o início das obras do Parque Piedade. Localizado onde anteriormente funcionava a prestigiosa Universidade Gama Filho, este empreendimento visa trazer vida e vitalidade a uma área de cerca de 18 mil metros quadrados, que permanecia abandonada desde 2014.

Uma Visão de Futuro

O Parque Piedade será muito mais do que um simples espaço verde. Com previsão de entrega à população até outubro do próximo ano, este novo parque promete ser um local de lazer e cultura, assemelhando-se ao bem-sucedido Parque Madureira. O prefeito Eduardo Paes lidera esse projeto ambicioso que irá beneficiar os moradores da região.

Um Espaço para Todos

O Parque Piedade abrigará diversas áreas de lazer, incluindo um centro cultural, esportivo e educacional, fruto de uma parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio). Além disso, terá uma horta urbana, espaço para feiras e eventos, um parcão para animais de estimação, academia ao ar livre, pista de skate, campo de futebol, e um parque infantil, entre outros atrativos para todos os públicos.

Revitalizando a Região

O fechamento da Universidade Gama Filho deixou um vazio na região, com comerciantes e moradores sofrendo com a falta de atividade e revitalização. O prefeito Eduardo Paes enfatiza a importância desse projeto para a comunidade local: “Foi um trabalho árduo de dois anos, com desapropriações que totalizaram quase R$ 80 milhões e uma obra que custará quase R$ 50 milhões, mas estamos devolvendo a dignidade ao povo da Piedade e da Zona Norte.”

Processo de Transformação

O processo de desapropriação do terreno começou em 2021, com a Prefeitura do Rio obtendo posse total do complexo em abril deste ano. A demolição dos prédios teve início em outubro de 2022, começando pelo edifício da antiga faculdade de medicina, que estava em estado deplorável, com mato, cacos de vidro e pedaços de madeira espalhados, além de vandalismo e entulho. O prefeito acredita que a região pode se tornar um exemplo de revitalização, assim como o Parque Madureira.


Leia também:
 

A Importância da Comunidade

Eduardo Paes enfatiza que o sucesso do Parque Piedade dependerá do envolvimento da comunidade. Ele apela para que os moradores abracem o espaço como seu, assim como aconteceu com o Parque Madureira, que transformou completamente aquela região da cidade. A expectativa é entregar a primeira parte do parque no próximo ano e concluir todo o projeto até setembro ou outubro do mesmo ano.

Revitalização Abrangente

Além do parque em si, o projeto inclui uma revitalização abrangente da região. Melhorias na pavimentação, sinalização, iluminação e paisagismo farão parte do processo. Uma rampa de acessibilidade será construída na estação de trem da Piedade, pela Rua Goiás, e uma ciclovia será adicionada na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, que abriga a Capela Nossa Senhora da Piedade, um patrimônio histórico tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996, também será contemplada com melhorias.

Conclusão: Um Novo Capítulo para a Zona Norte

O início das obras do Parque Piedade é um marco para a Zona Norte do Rio de Janeiro. O projeto não apenas revitaliza uma área abandonada, mas também oferece à comunidade um espaço de lazer, cultura e educação. Com o apoio da população, a expectativa é que o Parque Piedade se torne um ponto de orgulho e um catalisador de transformação para a região, assim como o Parque Madureira fez em outra parte da cidade. Com previsão de conclusão até outubro do próximo ano, a Zona Norte se prepara para um novo capítulo de renovação e prosperidade.

Veja mais notícias do Rio de Janeiro