
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou, como esperado, a candidatura do deputado federal Tarcísio Motta para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2024. Essa é a primeira vez que o Professor Tarcísio concorre ao cargo de prefeito da cidade, embora já tenha se candidatado a governador em 2014 e 2018, além de vereador em 2016 e 2020, quando se destacou como o vereador mais votado do Rio. Em 2022, foi eleito deputado federal. Tarcísio também é um professor licenciado do Colégio Pedro II.
Durante o mês de agosto, o PSOL conduziu uma consulta pública entre seus filiados para selecionar o candidato. Foram realizadas 10 plenárias, cobrindo todas as regiões da cidade, onde os filiados votaram em diferentes propostas políticas. Ao final desse processo, Tarcísio Motta conquistou o apoio de 64,4% dos filiados, consolidando sua candidatura.
Após o anúncio de sua candidatura, Tarcísio convidou os deputados Renata Souza e Glauber Braga, os outros candidatos na convenção eleitoral, para coordenar sua campanha. Segundo Juan Leal, presidente municipal do PSOL, a competição interna fortaleceu a unidade do partido em torno de seu programa político. Ele também expressou o desejo de formar uma frente com outros partidos de esquerda para representar a vontade da população em transformar o Rio.
Além da indicação de Tarcísio, a convenção do PSOL definiu a política para alianças eleitorais e o método de atualização do programa partidário. O partido priorizará a formação de uma frente popular com movimentos sociais e buscará alianças programáticas com outros partidos, incluindo PT, PCdoB, PSB, PDT, PV, Rede, PCB e UP.
Segundo a pesquisa Prefab Future, publicada em 23 de agosto, Tarcísio Motta aparece em segundo lugar em dois cenários propostos pelo Instituto. No primeiro, ele alcança 10%, atrás do pré-candidato à reeleição Eduardo Paes (PSD) com 34,8%. No segundo cenário, com mais candidatos, Tarcísio obtém cerca de 9%.
Tarcísio Motta emerge como um nome forte na corrida eleitoral de 2024 para a prefeitura do Rio de Janeiro. Sua experiência como deputado federal e vereador, juntamente com o apoio expressivo dos filiados do PSOL, o coloca em uma posição competitiva. Com a promessa de formar alianças e uma plataforma progressista, Tarcísio busca representar a vontade da população carioca em uma mudança significativa para o futuro da cidade.