Aumento de Casos de Covid nas Unidades de Saúde do RJ: Alerta para a População

Casos de Covid em alta nas unidades de saúde do RJ alertam para a situação preocupante. Vacinação é essencial para conter a propagação do vírus.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro está preocupada com o aumento de casos de Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual. Nas últimas semanas, houve um crescimento significativo nos testes rápidos e nos exames de PCR, levantando preocupações sobre a situação da pandemia no estado.

Boletim da Covid: Monitorando o Crescimento

Em resposta a essa preocupação, a Secretaria Estadual de Saúde lançou um boletim com dados sobre a doença no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é fornecer informações atualizadas e acessíveis à população, permitindo que todos compreendam a situação atual da Covid-19 na região.

Aumento Alarmante nos Testes Rápidos

O aumento nos casos de Covid-19 é evidente nos testes rápidos realizados nas UPAs. Na semana de 23 a 29 de julho, a taxa de positividade era de apenas 2,5%. No entanto, na semana de 3 a 9 de setembro, essa porcentagem subiu para 18%, indicando um aumento significativo nas infecções.

Elevação nos Casos Registrados por PCR

Os testes de PCR também revelaram um aumento preocupante. Durante a semana de 23 a 29 de julho, a taxa de casos positivos era de 3%. Na primeira semana de setembro, esse índice aumentou drasticamente para 36%, destacando a urgência da situação.

Indicadores Precoces de Aumento

Cláudia Mello, subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, destacou três indicadores precoces do aumento de casos: a positividade nos testes, o aumento de acessos e atendimentos nas UPAs e o aumento nas internações. Esses sinais alarmantes indicam que a situação da Covid-19 está se agravando no estado do Rio de Janeiro.

Vacinação e a Nova Variante EG.5

No município do Rio de Janeiro, a vacinação com a dose bivalente da vacina contra a Covid alcançou 29,1% da população maior de 12 anos. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para o crescimento dos casos também nas unidades da capital. A positividade dos testes está em 11%, em parte devido à circulação da nova variante EG.5, uma subvariante da Ômicron.

A recomendação das autoridades de saúde é que as pessoas que ainda não receberam o reforço com a vacina bivalente procurem uma das unidades de saúde da cidade, ressaltando a importância da imunização para conter a disseminação do vírus.

Veja mais notícias do Rio de Janeiro