RevivaRio: Parque Dois Irmãos no Leblon Renasce com Mirantes e Jardim de Borboletas

O Parque Natural Dois Irmãos, no Leblon, Rio de Janeiro, reabre após reformas com mirantes e jardim de borboletas. Entrada gratuita.

Parque Natural Dois Irmãos no Leblon: Uma Revitalização para a Natureza

Uma História de Preservação

O Parque Natural Municipal Dois Irmãos, situado no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro, reabriu suas portas no dia 26 de setembro após passar seis meses fechado para reformas. Criado durante a Eco-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente no Rio de Janeiro, o parque tem como objetivo principal a proteção da área e a preservação da rica fauna e flora da região.

Novidades na Revitalização

A revitalização do parque trouxe diversas melhorias, incluindo a instalação de banheiros acessíveis para visitantes e até mesmo a criação de um encantador jardim de borboletas. Essas novidades visam tornar o espaço mais acolhedor e acessível a todos os públicos.

Mirantes com Vista Privilegiada

Um dos atrativos do parque são os quatro mirantes que oferecem vistas panorâmicas privilegiadas da cidade. Esses pontos estratégicos proporcionam aos visitantes uma experiência única de contemplação da paisagem urbana e natural do Rio de Janeiro.

Restauração das Esculturas de Oscar Niemeyer

Durante a revitalização, cinco esculturas do renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que haviam desabado, foram cuidadosamente restauradas. Essas obras de arte agora adornam o jardim em frente à sede do parque, adicionando um toque de cultura e beleza à área.

Sustentabilidade e Reciclagem

O projeto RevivaRio, uma parceria entre o Instituto Carioca Cidade Criativa, a prefeitura do Rio e empresas patrocinadoras, desempenhou um papel fundamental na renovação do parque. Durante as obras, 40 mil garrafas pets foram recicladas e utilizadas na fabricação de 40 bancos de madeira plástica, contribuindo para a sustentabilidade do local.

Convite para Conhecer

O cofundador do Instituto Carioca Cidade Criativa, Heitor Wegmann Jr., convida os cariocas e turistas a explorarem o parque renovado, destacando que a maioria dos moradores da cidade ainda não teve a oportunidade de conhecê-lo. A entrada é gratuita, e o parque está aberto das 6h às 17h, proporcionando um ambiente perfeito para relaxar e apreciar a natureza no coração da cidade.

Conclusão

A reabertura do Parque Natural Dois Irmãos no Leblon é uma celebração da preservação ambiental e da beleza natural da cidade do Rio de Janeiro. Com novas melhorias, mirantes deslumbrantes e um compromisso com a sustentabilidade, o parque convida todos a descobrirem sua magia e a contribuírem para a proteção da fauna e flora locais.

Veja mais notícias do Rio de Janeiro